domingo, 18 de abril de 2010

06.04

Ah, tantos planos aqui em Berlin! Bom, to querendo estudar fotografia e tenho pesquisado as faculdades aqui em Berlin e em outras cidades da Alemanha. Não é simples entrar. Eles pedem um portfólio e ainda fazem entrevista e analisam currículo. Fora que geralmente tem mensalidade – cerca de 400 euros por mês – além do custo de estadia e alimentação, é claro. Bom, vou tentar me candidatar – tentar custa pouco, mas só conseguiria ficar se conseguisse uma bolsa. =\ Bom, tava querendo trabalhar aqui, mas fui no departamento de estrangeiros (Ausländerbehörde ou Ausländeramt) e me disseram que se eu quisesse, deveria ter pedido antes de vir, na embaixada alemã no Brasil.
Bom, não vou trabalhar, mas vou tentar terminar meu curso de alemão aqui. To no último nível: C2. Depois disso não falta mais nada pra estudar da língua, a não ser que eu queira fazer um teste. Vou pensar se eu faço o teste. Vai depender de grana pra ficar mais tempo aqui e tal.
Tenho me apaixonado cada vez mais por Berlin. Tem muita coisa interessante pra se fazer aqui. As baladas são ótimas. Aqui se ouve mais Techno e eletrônico nas boates (Clubs) e as boates são muito boas.
Ah, tem dia que o clima ta um saco! Começou a esquentar, fazer sol e tal, aí choveu e esfriou de novo. Ontem voltou a esquentar e o clima ta ótimo.
Tenho ficado bastante em casa esses dias, meio sem vontade de sair por causa do frio. Aproveitei e estudei um pouco. Não só estudei, é claro. Vi muita TV e até to contente que já consigo entender o que eles falam! =D
Ontem fui finalmente ver “Alice no País das Maravilhas”! Muito bom! É estranho ver filmes em 3D, me sinto meio tonto, mas acho que logo a gente se acostuma. Foi engraçado, o cinema – o Cine Star na Potsdamer Platz – é organizado como num teatro: com classificação de filas e poltronas. Sei que muitos cinemas são organizados assim, mas nem sempre as pessoas pegam exatamente o lugar do ingresso. Ontem fizeram isso – cada um procurou seu lugar exato e eu, que tinha chegado antes só pra pegar um bom lugar, fui pro meu lugar escrito no ingresso assim que percebi que devia. Ah, só porque aqui é a Alemanha, isso não quer dizer que são bem pontuais e certinhos em tudo. O filme deveria começar às 19h50. As propagandas começaram às 20h e o filme mesmo só às dez pras nove. Pensei comigo: no Brasil alguém teria gritado: “ - Vai começar ou não? “ ou algo parecido e diriam: “ – Finalmente” quando o filme enfim começasse. Mas aqui todos ficaram bem aparentemente pacientes em seus lugares.
Bom, isso não quer dizer que os alemães sejam assim tão educadinhos. Já vi algumas pequenas brigas no trânsito. Eles são normais, oras! Cria-se tanto estereótipo sobre os outros povos, mas temos mais em comum do que se pensa. E é muita xenofilia pensar que na Europa as coisas são enormemente melhores. Algumas coisas são, sim, é claro, nenhum povo é igual assim como ninguém é igual, mas muitas coisas são exatamente iguais ou até piores. O sistema de transporte público em Berlin é ótimo. É muito fácil ir de um lugar pro outro, difícil de se perder. Mas algumas coisas são bem pouco práticas. Tem estações de metrô que são praticamente uma ou duas quadras distantes uma da outra e tem gente que pega o metro pra andar somente essa distância. Tudo bem, no frio isso faz uma grande diferença, mas não é frio o tempo todo.
Ah, to morando numa república com 3 alemães agora: uma menina e dois rapazes. Eles dividem a limpeza da casa, mas não seguem muito bem. Me disseram que é cada semana uma divisão. Na primeira semana eu comi no RU da Humboldt com o pessoal da escola, como antes, mas eu queria comer em casa, gastar menos com comida e tal. A cozinha tava nojenta! Tinha panela com mofo já! Não agüentei e limpei tudo. Agora to cozinhando – aprendendo ainda, mas até que to conseguindo. =D Risoto e espaguete são meus pratos principais. O duro é me acostumar com a medida de arroz ou de macarrão. Agora to conseguindo ter uma idéia de quando é muito só pra mim ou não. To bem feliz com isso, mas meio envergonhado: tive que atravessar o oceano pra finalmente aprender a cozinhar. Haha. Ah, até café eu to fazendo. Ainda prefiro o do Starbucks, mas... em casa sai beeeem mais barato.
Quanto a morar em república, seria melhor se o pessoal pelo menos fosse mais sociável, mas cada um fica no seu quarto trancado, na sua.
Ah, outra coisa engraçada sobre os alemães aqui em Berlin: alguns adoram falar com vc só pra praticar inglês. Vc pode falar em alemão com eles, mas eles continuam no inglês. :S Cada coisa!

Outra coisa sobre estar em Berlin – acho que todos intercambistas devem sentir um pouco isso. Os amigos que vc faz são as únicas pessoas que vc tem lá – no país que vc ta visitando – e, é muito triste quando eles vão embora. Pode ser – e é bem provável – que vcs nunca mais se vejam de novo. Tenho me despedido de muita gente aqui e acho que provavelmente vou me despedir mais.
Esse mês vou tentar prolongar meu visto, pra terminar todo o curso direitinho. Espero que dê certo.

Um comentário:

LaRa disse...

Opa, blz?
Que saga heim... posso acompanhar?!
:)